Mendes agora conta com Banco Municipal de Doadores de Sangue
Por Rudy Oliveira
Publicado em 11/08/2025 18:00
Novidades

 

A Prefeitura de Mendes criou um banco municipal de doadores de sangue, iniciativa inédita no município que pretende ampliar o número de voluntários e salvar vidas. A ação, instituída pela Lei Municipal nº 2.710, de autoria do vereador Fabinho Bombeiro, reúne pessoas dispostas a doar e mantém um cadastro oficial para acionar conforme a necessidade da rede de saúde.

“Essa é uma conquista muito importante para Mendes. Ter um banco municipal de doadores significa estar preparado para atender emergências e salvar vidas com mais rapidez. É um gesto de solidariedade que pode fazer toda a diferença no momento certo”, afirmou o prefeito Jorge Henrique.

O cadastro já está disponível em todos os postos de saúde dos bairros e também no site oficial da Prefeitura. “Queremos facilitar o acesso para que mais pessoas participem dessa rede de solidariedade”, destacou a gestão municipal.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, voluntários cadastrados terão benefícios como prioridade ou facilitação no atendimento em alguns serviços de saúde e um dia de folga no trabalho por doação, conforme previsto em lei.

Feita a inscrição, a equipe de saúde entrará em contato quando houver necessidade, de acordo com o tipo sanguíneo e a demanda. Para participar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e, no caso de menores de idade, apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Há ainda restrições temporárias ou permanentes, como doenças transmissíveis pelo sangue, tatuagem ou piercing recentes, gravidez ou amamentação.

“Uma única doação pode salvar até quatro vidas”, reforça a Secretaria Municipal de Saúde, Sirlene Silva. “Seu gesto pode mudar a história de alguém.”

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais oficiais: @prefeiturademendes, no Instagram, e Prefeitura de Mendes, no Facebook.

Comentários